Muitos gerentes de negócios e empreendedores se deparam com uma dúvida comum: qual tipo de agência contratar para ajudar a alavancar o crescimento da minha marca? Afinal, o universo do marketing tem suas particularidades, e entender as diferenças entre uma agência de marketing e uma agência de performance é fundamental para alinhar suas expectativas com os resultados desejados.
Hoje vamos ajudar você a entender as principais diferenças entre elas e mostrar qual é a mais indicada para a situação atual da sua empresa.
Indice
O que é uma agência de marketing?
Uma agência de marketing é especializada em planejar, criar e executar estratégias que visam promover uma empresa no mercado. Ela tem um foco mais abrangente e trabalha em várias frentes, como branding, conteúdo, redes sociais, publicidade paga, design, entre outras. Tudo isso para ajudar a criar a base e os pilares de uma marca acolhedora e inesquecível. Em outras palavras, esse tipo de agência foca no fortalecimento da sua identidade e na construção de um relacionamento duradouro com seu público.
Principais serviços oferecidos:
- Criação de identidade visual e branding;
- Gestão de redes sociais;
- Criação de conteúdo (blog, vídeos, e-books);
- Campanhas de publicidade online e offline;
- SEO (Otimização para Mecanismos de Busca);
- Relações públicas e assessoria de imprensa.
O trabalho de uma agência de marketing é contínuo e visa resultados de médio a longo prazo. Pense nela como uma parceira estratégica para criar uma marca forte e presente.
O que é uma agência de performance?
Já uma agência de performance é orientada para resultados mensuráveis e de curto a médio prazo. O foco principal está em atingir indicadores, como geração de leads, aumento de vendas, taxa de conversão e retorno sobre o investimento (ROI).
Utilizando mídia paga, otimização de conversão, remarketing e análise de dados em tempo real para ajustar campanhas, elas são recomendadas para empresas que precisam de resultados rápidos e têm metas claras e objetivas.
Principais serviços oferecidos:
- Gestão de campanhas de mídias pagas;
- Otimização de conversão (CRO);
- Remarketing e retargeting;
- Testes A/B para otimizar anúncios e páginas de destino;
- Acompanhamento de KPIs e métricas em tempo real;
- Análise de dados para ajuste contínuo de campanhas.
O ponto central é a entrega de resultados imediatos e tangíveis, indo direto ao ponto e ajustando campanhas em tempo real para garantir o máximo retorno sobre o investimento.
Quais as principais diferenças entre as agências?
Embora ambas atuem no campo do marketing digital, há diferenças significativas entre elas. Por isso, vamos explorar as principais diferenças para ajudar a escolher a mais adequada para o seu negócio.
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Foco: Branding versus Resultados Imediatos
Agências de marketing são especializadas em construir e manter a reputações, criando campanhas que aumentem a conscientização e engajamento do público. Já uma agência de performance tem como prioridade gerar resultados rápidos, como leads qualificados ou aumento imediato nas vendas.
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Ferramentas e Estratégias Utilizadas
As ferramentas e estratégias utilizadas por cada tipo de agência também diferem bastante. Agências de marketing geralmente utilizam métodos como a criação de conteúdo, SEO, social media, branding e estratégias mais amplos de publicidade.
Por outro lado, as agências de performance concentram-se em ferramentas para otimização de conversões e mídia paga, como Google Ads, Facebook Ads e plataformas de automação de marketing, utilizando os indicadores em tempo real para ajustar campanhas e obter resultados rápidos.
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Alcance e Engajamento versus ROI e Conversões
As métricas de sucesso também mudam muito entre uma e outra. Agências de marketing geralmente medem o sucesso com base em métricas de engajamento, alcance e brand awareness. Por exemplo, um aumento no número de seguidores nas redes sociais, maior engajamento com conteúdos ou um melhor posicionamento orgânico no Google.
Já as agências de performance são focadas em métricas que impactam diretamente o caixa da empresa, como ROI, taxa de conversão, custo por aquisição (CPA) e número de leads ou vendas geradas. Para elas, o sucesso é medido em função do valor monetário que a campanha está gerando.
Como escolher a agência ideal?
Se o seu o objetivo principal é construir uma marca de longo prazo e aumentar a visibilidade no mercado, uma agência de marketing pode ser mais adequada. Mas, se você precisa aumentar as vendas rapidamente e focar em resultados mensuráveis, a de performance pode ser a melhor escolha. Tente sempre fazer alguma dessas perguntas na hora de tomar uma decisão:
- Meu objetivo é construir uma marca forte ou obter resultados rápidos?
- Quais métricas são mais importantes para o meu negócio agora?
- Quais são os prazos para alcançar meus objetivos?
E onde a Lab8 se encaixa nisso?
A Lab8 é uma agência de marketing 360º. Mas o que isso quer dizer?
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