O vídeo marketing tem se consolidado como uma das estratégias mais eficientes no mundo digital. Mas, apesar de sua popularidade crescente, muitos gestores ainda têm dúvidas se o investimento em vídeos é a melhor opção para impulsionar o negócio. Para ajudar a esclarecer essas dúvidas, reunimos as principais estatísticas e dados sobre o impacto do vídeo marketing.
O que faz do Vídeo Marketing uma estratégia essencial?
O consumo de vídeos online aumentou de forma expressiva nos últimos anos, impulsionado pela alta demanda dos usuários por conteúdos rápidos e visuais. O fato é que eles têm o poder de atrair, envolver e reter o público como poucos outros formatos conseguem. Para empresas, isso representa uma grande oportunidade de capturar a atenção do público-alvo. Vamos conferir os dados que comprovam o poder dessa estratégia.
- O vídeo está em todo lugar: Em janeiro de 2018, 85% de todos os usuários de internet no Brasil assistiam a conteúdos de vídeo mensalmente em qualquer um de seus dispositivos (Statista).
- Peça fundamental: 88% dos profissionais de marketing de vídeo veem o vídeo como uma parte importante de sua estratégia geral (Wyzowl).
- A busca por awareness: 36% dos profissionais de marketing dizem que o principal objetivo dos esforços de marketing de vídeo de suas empresas é aumentar o reconhecimento da marca e alcançar novos públicos (HubSpot).
- Melhor entendimento: 96% dos profissionais dizem que o marketing de vídeo aumentou a compreensão dos usuários da internet sobre seu produto ou serviço (OptinMonster).
- Retornos reais: 90% dos profissionais dizem que o marketing de vídeo lhes proporcionou um bom ROI (Wyzowl).
- O sucesso são os vídeos curtos: De acordo com 39% dos profissionais, 30 a 60 segundos é a duração de vídeo mais eficaz, seguida por 1 a 2 minutos (28%), 30 segundos ou menos (18%), 2 a 3 minutos (10%) e 3 minutos ou mais (apenas 5%) (Wyzowl).
- Diversos benefícios: 40% dos profissionais de marketing afirmam que o maior benefício de criar conteúdo em vídeo é ajudar os clientes a entender seus produtos e serviços. 36% dos profissionais afirmam que o maior benefício do conteúdo em vídeo é que ele gera mais engajamento do que outros tipos de marketing (HubSpot).
- Mais compartilhado: 51% das pessoas estão mais propensas a compartilhar vídeos com seus amigos do que qualquer outro tipo de conteúdo (OptinMonster).
- Adeus TV?: 6 a cada 10 pessoas preferem vídeos online a assistir TV ao vivo (ThinkWithGoogle).
- A técnica faz a diferença: Quando perguntados sobre qual é o maior benefício de trabalhar com uma agência para criar conteúdo de vídeo, 68% dos profissionais de marketing apontam vídeos de maior qualidade que parecem mais profissionais (HubSpot).
- Influenciando pessoas: 89% das pessoas dizem que assistir a um vídeo as convenceu a comprar um produto ou serviço (OptinMonster).
- Mostre sua marca para o mundo: 89% dos consumidores querem ver mais vídeos de marcas em 2024 (Wyzowl).
- Poste no lugar certo: Os principais canais para compartilhar ou hospedar vídeos de marketing são mídias sociais (76%), blog ou site (55%), e-mail (44%) e Vimeo (31%) (HubSpot).
- Para além do Reels: Os Shorts do YouTube têm uma média de mais de 70 bilhões de visualizações diárias (AdamConnell).
Conclusão
O vídeo marketing é uma das ferramentas mais eficazes para aumentar o engajamento, melhorar o SEO, aumentar as conversões e o tráfego. Com esses dados, fica claro que investir em vídeos é uma decisão estratégica e inteligente para empresas que buscam resultados.
Quer saber mais sobre essa estratégia? Temos mais conteúdos disponíveis em nosso blog, leia também: Quais os principais benefícios do Vídeo Marketing.
Se você ainda não utiliza em sua comunicação, agora é o momento de explorar todo o potencial que essa ótima estratégia oferece. Entre em contato com a nossa equipe de especialistas aqui da agência Lab8!